Metamorfose do bacalhau (Portugal)
Dizem que o bacalhau é português e vice- versa.
Nenhum outro alimento não autóctone tem a mesma importância económica, religiosa, social, política e cultural em Portugal.
O Bacalhau é nome de ruas e jardins, de roupas (a casaca com rabos de bacalhau), designa o aperto de mão (dá cá um bacalhau) e a sua água refere assuntos por resolver (ficou em águas de bacalhau). Mais de 1000 receitas ilustram a sua metamorfose de peixe dos pobres à comida de ricos e elemento central da identidade portuguesa.
Esta estória começa com Vikings e trocas de sal e consolida-se com dietas impostas aos que “construíam catedrais e viviam em lixeiras”, e uma crescente massa anónima que se alimentava essencialmente de pão, vegetais e toucinho. Destes nasceram as receitas baseadas nas cabeças, línguas, bexigas e fígados do bacalhau. Suas partes nobres, essas, quase sempre foram privilégio dos ricos que nunca conheceram…. a cabeça do bacalhau.
Experiências
Este roteiro percorre lugares e momentos emblemáticos da memória da pesca do bacalhau e das expressões que assume ainda hoje, particularmente, no território de Ílhavo e Aveiro, onde esta atividade tem vindo a marcar as vidas de várias gerações de famílias.
Durante o almoço, terá a oportunidade de ouvir as histórias da pesca do bacalhau por um antigo marinheiro, representando as necessidades daqueles que, não tendo a posta nobre do peixe, fizeram das suas cabeças, línguas, bexigas e espinhas, deliciosas iguarias que hoje são parte da culinária popular portuguesa.
Incluído
Atendimento personalizado
Guia especializado
Transporte privativo
Refeições temáticas (1 almoço e 1 jantar)
Alojamento em unidade certificada “foodzcapes” em quarto duplo com pequeno-almoço (uma noite)
Entrada em museu
Seguro
Taxas e impostos
Preços desde 224 Euros por pessoa
Mais informações e reserva
Envie o formulário para realizar sua reserva. Entraremos em contato!