O complexo do queijo (Portugal)
Descubra a complexidade de ser o melhor queijo do mundo
A Serra da Estrela é um dos pontos mais elevados do país, a âncora identitária onde nasce o único rio português. Terra de Viriato, de resistência e da antiga Lusitânia. Local de refúgio.
Portugal conflui, simbolicamente, para esta terra, outrora, de rebanhos de ovelhas em movimento e produção de lã.
Paisagem caracterizada por vales e cumeeiras onde a fertilidade dos primeiros depende dos segundos.
Assente na floresta, em explorações de agricultura familiar tradicional, na carne de cordeiro, trutas, leguminosas, algum centeio, oliveira e vinho, em particular, e mais recentemente, de ovelhas leiteiras da raça bordaleira, base para um sistema de produção especializada do melhor queijo do mundo – o queijo da Serra da Estrela.
Da transumância ao queijo, seremos guiados pela mão de pastores e fabricantes artesanais de queijo compreendendo os delicados equilíbrios deste complexo sistema alimentar que é uma importante fatia da história alimentar de Portugal.
Experiência
Esta experiência inicia-se no alojamento numa unidade turística de charme na Murtosa com um jantar temático. Opcionalmente o roteiro poderá iniciar-se a partir da cidade de Coimbra.
O território das Beiras e Serra da Estrela situa-se na região centro, está limitada a norte pela região do Douro, a leste por Espanha e a Oeste pelas regiões de Coimbra e Viseu. A serra em toda a sua extensão e área de influência possui um património alimentar diferenciado á base de produtos como o pão, o borrego e o queijo que se tem constituído numa especialização produtiva que molda a paisagem e o ecossistema envolvente.
Após o pequeno-almoço, irá viajar até à região da Beira Alta. Nestas “beiras” da grande serra portuguesa entrará em contacto com sistemas de produção próprios da agricultura familiar tradicional e também com produções de frutas e uvas visitando uma unidade de produção de vinho da região do Dão onde será servido o almoço. Em seguida continuará para Seia onde será efetuada uma exposição sobre o ecossistema da serra da estrela seguido de uma visita a uma unidade de produção artesanal de queijo. Subindo a serra encontrará a persistência de pastagens, sistemas de regadio e produção de cereais de inverno. Seguirá em direção a aldeia de Loriga onde será alojado e onde será preparado um jantar temático. Após o pequeno-almoço seguirá em direção a Oliveira do Hospital visitando produções de trutas onde será servido o almoço. Na parte da tarde regressa-se a Coimbra ou Murtosa.